segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Processo

Existem milhões de insetos almáticos. Alguns rastejam. Outros poucos, correm. Hoje, eles todos - todos quadrados - rodam por dentro de mim. São borboletas no estômago. Formigamento na alma, na palma da mão ... pelo avesso, caminhos avulsos. Traças no meu juízo, já não resta uma fibra sequer. Aranhas na garganta, engendram teias nas cordas vocais. Rastros de peçonha em minha língua, venenosa estou. A púpila, um ponto preto, um ponto aceso; vagalumes num mirar. Baratas têm cheiro e me invadem os pulmões. Nalgum canto de parede, há um caco de Kafka a me observar. Se abro a boca, a cigarra se põe a cantar. Já não trabalho, e o inverno há de chegar. Com frio. Sem sangue. Sem voar. Exceto as tanajuras sem sonhos, invasoras dos meus. Lá levantaram acampamento - LATIFÚNDIO IMPRODUTIVO, declararam. E eu não ouvi. É um chiar de mosquito no pé do ouvido. E o meu mel, as abelhas vêm buscar. Pelo cabelos, entre os fios e se esfregando no couro, piolhos-de-cobra. E as minhas pernas enrolam-se feito gongolos. Não ando. Não caio. Não passo. Perambulo feito maribondos. Moribunda. Tornei-me eu um habitat. Não sei se me habituo. Se finjo que insentos já não há. Se encho a cara de Tequila. Geléia real. Baigon. Da larva à pulpa à coisa toda adulta. Metamorfose. São mudas. É este o meu casulo pessoal.

13 comentários:

Unknown disse...

Olá, passo por aqui por acaso e leio uma boa poesia em prosa dita, contradita num sentido só. Seu texto são metáforas mais diretas possíveis, e atingem a parte do espelho que teme a se revelar. Metarmofoses são lentas, doloridas, mas incríveis, ainda mais quando conseguimos enxergar quem nos tornamos... borboletas invencíveis, com asas mágicas!

Convido a visitar meu blog:
www.espelhomagic.blogspot.com

bjs

Emanuel disse...

Processo que todos passamos na vida.

Bem interessante o post!
Bjs

Daya disse...

acabo de entrar em um processo produtivo, involuntário, surpreendente, revelador!
marcas!
deixaste muitas em minha mente que entra em processo de se contradizer, dizer, gritar o que oculto mantive bem diante de muitos, sem querer, não percebem (ram!) e que você, brilhantemente traduziu!
... 'rodam dentro de mim'!

[me pego vindo aqui de tempo em tempo! assim te descubro, Ra i sa... me descubro!!!!

Alcione Torres disse...

Que bom que gostou do blog de receitas! Pode ter certeza que lá só haverá coisa fácil! rsrrs
Bjão!

http://odeiocozinhar.blogspot.com/

Alcione Torres disse...

Sou da Bahia, sim. Tu também?

Camila disse...

Bem que eu queria viver num casulo!
MAs não dá hahahaha não cabe haha

adorei aqui.. amei o que voce escreveu!

BEIJÃO

Amanda Silveira disse...

uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau
sem dúvida, meu segundo texto preferido.
e dizendo, sem palavras difíceis e SEM metáforas; puq quando digo que você é o máximo, sou eu mesma dizendo sim que você É o máximo!

'casulo protege a borboleta
que voa pra perto, bem perto de Jah' (8)

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

Eu ia brigar com Amanda por não ser a primeira, mas ...
Tô tendo a honra de dividir o podium com Chico, o meu homem.
*___________________________*

Tom Coyot disse...

Profundo demais....uma das minhas dificuldades em ler Kafka, Clarice, Caio fernando

Unknown disse...

Adorei seu blog. Vc escreve muito bem.. lindas poesias!
estarei sempre por aqui =)

Bjoss

Ju Barreto disse...

Nossa que profundo rsrsrs
me lembrou o meu sonho; sonhei que era uma borboleta e que tinha que fazer o meu casulo antes que eu morresse;
qq

xox

Elton Rosa disse...

hj tá tudo mágico por aqui hein?! Literatura Mágica com Kafka, Teatro Mágico... hehehehe

Tu tem um texto ótimo, fico imaginado quando tu entrar na facul =) Miserável
(no sentido bom da palavra hehehe)

só não gosto dos teus excessos de pontos de continuação... Sei lá... o texto não flui, ficar dando grandes pausas toda hora, acho que a vírgula teria um efeito melhor, mas isso é uma questão de estilo, essa é tua marca pelo que já percebi dos outros textos...

é... acho que o Jornalismo brasileiro não tá tão perdido assim não hehehe

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

E cada vez que eu venho aos comentários, mais tenho vontade de escrever *-* Aqui é onde sei que as larvinhas que planto por aí criam asas e avoam na cabeça dos que me lêem ~
Obrigada.
Cá: construa um maxcasulo, ué.
Tom: sinto-me lisonjeada por e ler tais nomes na mesma linha que o meu.
Elton: Então. Eu gosto. Assim. Vida longa ao BOM jornalismo :)

Lilith

Minha foto
25 anos de sol em leão. queria voltar ao tempo em que era cool escrever letra de música no perfil / cozinha, escreve, pratica boxe e é jornalista nas horas vagas / acha que "transtornada" é um nome muito bacana para quem tem TDAH, eu tenho.