terça-feira, 16 de setembro de 2008

afasta de ti esse cálice

Essa coisa toda sobre amar pode ser fácil. Pode até - pasmem! - ser saudável. Isso quando o foco da relação é deslocado ao ponto correto: 'você, e o que você espera' aliado a 'o outro, o que ele pode oferecer'. É dual. Educação sentimental é, sim, possível. São lições fáceis sobre desapego e independência; sobre importar-se e ceder; sobre saber amar (saber deixar alguém te amar). O amor não é um jogo. Porém, não prescinde de regras. Por exemplo, torna-se impraticável a correção do que se aprendeu [errado] sobre relacionamentos se você insiste em ouvir Djavan. Como num processo qualquer de desintoxicação, tem-se que afastar o "paciente" de uma possível tentação ou influências negativas, que é pra não ter recaída. Você há de concordar, caro leitor, que as idéias do compositor em questão sintetizam o caminho mais rápido ao suicídio pra alguém que aprendeu a amar demais ao outro, não a si. Se eu estiver errada, por favor, me aponte um vestígio de contentamento e satisfação no seguinte verso: amar é um deserto e seus temores .

Isto não é, de forma alguma, um ataque frontal a Djavan, talvez seja uma auto-critica. Porque eu sou correligionária de todas essas idéias sádicas. Por mais alto que eu vá, ... alguns buracos me tragam. Porque eu corro os ricos do amor total. É que eu só sei me entregar! ... alguns versos ainda me alcançam. E nenhum o faz de modo tão avassalador como estes:

Valei-me Deus!
É o fim do nosso amor.
Perdoa, por favor.
Eu sei que o erro aconteceu mas não sei o que fez tudo mudar de vez.
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, que amei, que amei.

[...]
E o destino não quis me ver como raiz de uma flor de Lis *
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira.
[...]
O meu jardim da vida ressecou, morreu.


* isso dói.






Nem que eu bebesse o mar, encheria o que eu tenho de fundo!

  
  

7 comentários:

Anônimo disse...

bela visão e senso critico. :)

http://nadaconteceuhoje.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bem poético (adequado ao tema). Mas afinal, alguém pode explicar o que é o amor????? Cada vez que tento entender, menos eu sei.
Bom, ta aí o coments... Só pra deixar claro, eu lí o texto viu, meu blog é

http://ricovirtual.blogspot.com

nem um pouco poético, mas dá pra aprender a fazer algumas coisas, entre elas uma "lâmpada" com garrafas pet :P

Anônimo disse...

Putss, gostei. Blog sobre relacionamentos também. Legal.
Pelo jeito o amor e suas faces e trejeitos também te fascina.

Também tento algo sobre o mesmo no meu blog.

Se quiser:

www.fator-d.blogspot.com

;)

jakared disse...

tem escutado as musicas erradas menina... hahahahha nessas horas tenta ouvir um Kraftwerk!
http://www.youtube.com/watch?v=VXa9tXcMhXQ

Amanda Silveira disse...

pois ... Djavan é sadomasô e tem catarata ¬¬
apesar disso, ele é [muito] inteligente ... então, sou obrigada a concordar em tu-do que ele diz, ainda que ele seja sadomasô e tenha catarata :p

Soraia Alves disse...

Bom...mto bom!

;)

Rui disse...

Responder vários post ao mesmo tempo, e com a pressa de ir pro trabalho, nao está deixando com que eu responda à altura.
ME DESCULPE rs
(adoro as músicas)
Juro que volto neste post pra comentar mais rs
agora deixe-me ir pro último rs

Lilith

Minha foto
25 anos de sol em leão. queria voltar ao tempo em que era cool escrever letra de música no perfil / cozinha, escreve, pratica boxe e é jornalista nas horas vagas / acha que "transtornada" é um nome muito bacana para quem tem TDAH, eu tenho.