sexta-feira, 14 de agosto de 2009

De jornalista e louco

Entre amizades como planos de futuro e saudosismo típico a quem não viveu o que se fez de bom e digno, me peguei numa encruzilhada: o jornalismo é cachaça ou sacerdócio? Não há caminho que me traga respostas certeiras no fim da linha, tampouco são curtas as linhas que traço - logo, tenho futuro; o que seria de nós sem uma dose louca de inquietação? E há de ser um pouco louco se pretender ser jornalista - ou bêbado ou mesmo frei. Somos o quarto poder. Acredito que, como tudo aquilo que transcende, jornalistas o são. Pronto. Cuspo na máxima do 'o que é que bom já nasce feito' ... se até Pagu nasceu Patrícia ... mas me apego sempre à vocação se explico explico minhas escolhas. E é nesse ponto do caminho que pra mim jornalistas são religiosos incorrigíveis - monoteístas fanáticos todos nós, inclusive os agnósticos. Adoradores do deus Notícia; de caneta em punho, gota por gota como contas do rosário; em entrevistas como em confissões - e, onde a religião se cala, nos é dado o direito a não omissão (saber usá-lo é o que difere jornalistas dos - apenas - cozinheiros criativos e bons de lábia). Nos afogamos em notícias, em doses duplas de verdades (sem gelo, por favor). Digo mais, são alcoolatras todos os jornalistas - desdes os pautários aos assessores de imprensa. Mas, onde a cachaça fala o que não se deve, jornalistas devem saber ser voz apenas ao que pede pra se cantar. São românticos, muito. É nossa a responsabilidade de traduzir as mensagem do mundo e alardeá-las. E se me confundo entre as pessoas é porque estou apaixonada por todas as matérias por fazer. Descubro então que não me cabem as retas, faço curvas, e me mantenho na contra-mão das respostas. Sigo e me deparo com um sinal verde: JORNALISMO É PAIXÃO.

¹ deusamenina achou lindo a dissolução da Lei de Impressa autoritária e retrograda, mas acha muito feio não ter nenhuma outra de sobreaviso.
² deusamenina comprou 12 bonequinhos de voodoo e, sempre que lembra da não-obrigatoriedade do diploma, fura todos eles (6)
³ deusamenina é caloura na Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia, e não pode pedir mais nada aos céus.



5 comentários:

Lorena Morais disse...

E bota paixão nisso, colega!
E coragem... Não é para qualquer um não.
E se entregar à viagem das palavras. "Toca ou não toca"
Belíssimo texto, está fazendo bem o dever de casa, hein?
Beijos

Victor Moraes, disse...

/nemli


#invejapura

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

Bom isso de ler 'colega' e
saber que agora é pra valer, Lore!

Victor, você é bobo.
Facom te aguarda semestre que vem :D

Daniella Souza disse...

Haja paixão!!!!
Não tem mesmo mais nada pra pedir aos céus, irmã! E fico muito feliz por você agora ser oficialmente minha futura colega de profissão!

E Victor, deixe de ser bobo, a gente tá esperando você!!! =D

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

Estamos nessa juntos, irmã.

Lilith

Minha foto
25 anos de sol em leão. queria voltar ao tempo em que era cool escrever letra de música no perfil / cozinha, escreve, pratica boxe e é jornalista nas horas vagas / acha que "transtornada" é um nome muito bacana para quem tem TDAH, eu tenho.